Laboratório São Luiz
Resultado Online

Resultado On-line

Vizualize seus resultados com rapidez e segurança.

Você que é paciente deve assinalar a opção paciente do lado direito da tela.

Os campos protocolo e código de acesso, devem ser preenchidos pelos números e letras presentes no seu comprovante de coleta do Laboratório São Luiz.

Clique em vizualizar e pronto! Seu resultado via on line,  fácil e prático.

Todos os exames realizados pelo Laboratório São Luiz, possuem controle de qualidade externo, através do PNCQ- Programa Nacional de Controle de Qualidade, promovido pela SBAC- Sociedade Brasileira de Analises Clínicas.

Manual de coleta para exame

  • GLICEMIA DE JEJUM E PÓS PRANDIAL
    Estas coletas devem acontecer no mesmo dia. Se for solicitado o exame de pós prandial, o paciente deve realizar primeiro a coleta em jejum e comparecer exatamente 2 horas após as refeições para colher nova amostra (almoçar ou lanchar normalmente, seguindo orientação médica). Após o almoço ou lanche, o paciente deve se manter em jejum até 2 horas e chegar ao laboratório 10 minutos antes da coleta. Critério que deve ser seguido rigorosamente.
  • URINA DE 24 HORAS
    Desprezar a primeira urina da manhã e marcar a hora. Daí em diante, colher todas as micções em garrafa limpa de água mineral, durante o dia e a noite, inclusive a primeira da manhã do dia seguinte. Todo volume recolhido deve ser conservado em geladeira e entregue ao laboratório ao final da última coleta. Identificar o recipiente com nome completo, peso e altura do paciente.
  • URINA JATO MÉDIO
    Preferencialmente, deve ser coletada a primeira urina da manhã. Fazer a higiene da região genital com água e sabão, sem usar anti-sépticos. Enxugar com toalha limpa ou gaze. Destampar o recipiente estéril de coleta fornecido pelo laboratório. Desprezar o primeiro jato de urina, recolher a porção média diretamente no recipiente e tampá-lo imediatamente. A urina deve ser mantida na geladeira sem ser congelada até ser levada ao laboratório. Identificar o recipiente com nome do paciente e data de coleta.
  • ESPERMOGRAMA
    O paciente deve ficar em total abstinência sexual por 3 a 5 dias antes do exame ( sem relações nem masturbações). Antes da coleta, deve-se urinar e lavar as mãos e o pênis com sabonete neutro e enxugá-los com toalha limpa. O esperma deve ser colhido através de automasturbação. Não é permitido o uso de camisinha.Ao retirar a tampa do coletor, colocá-la sobre uma superfície limpa com a parte interna virada para cima. Todo o sêmen deve ser coletado. Após a coleta, deve-se fechar bem o recipiente e anotar a hora exata em que terminou. Se a coleta for efetuada no laboratório, avisar aos técnicos na hora do término. Se for no domicílio, o material deverá ser transportado de forma a não virar o recipiente e não ser submetido a temperaturas inferiores a 20ºC ou superiores a 40ºC. Fornecer ao laboratório os seguintes dados: profissão, doenças anteriores, vícios, motivos do exame, uso de medicações, número de filhos (caso tenha).
  • CULTURA DE URINA
    As mulheres devem lavar bem a região genital e anal com água e sabão pelo menos 3 vezes e enxaguar com água abundante no sentido da região vaginal para a anal. Não realizar movimentos para frente e para trás e secar com gaze ou toalha limpa. Os homens também devem lavar a região genital e secar com gaze ou toalha limpa. Recomenda-se que a coleta seja feita logo pela manhã, ao se levantar. Fora deste horário, ficar pelo menos 4 horas sem urinar, antes da coleta. Deve-se desprezar o primeiro jato da urina e coletar o médio em recipiente apropriado. O volume deve corresponder a dois dedos de altura. Não se devem utilizar vidros esterilizados em casa. A amostra deve ser enviada ao laboratório o mais rápido possível. Caso haja demora, pode ser guardada na geladeira até o momento de saída. O material deve ser entregue no prazo máximo de 2 horas.
  • PROLACTINA
    Preferencialmente, a coleta deve ser feita até 9 horas da manhã. Aguardar 30 minutos em repouso no laboratório antes da coleta. Este exame não deve ser feito após mamografia. O paciente não deve fazer esforço físico e nem ter relações sexuais durante as 24 horas que antecedem a coleta.
  • PARASITOLÓGICO DE FEZES
    Defecar em local limpo e seco. Retirar do início, meio e fim da amostra. Pode ser colhida qualquer evacuação do dia. Se houver eliminação de muco, pus ou sangue, colocar amostras que os contenham. Leve imediatamente a amostra ao laboratório. Caso a coleta tenha sido à noite, guardar o material na geladeira e não congelar. As mulheres devem evitar colher as fezes no período menstrual. Em caso de criança com poucos eses, colher as fezes da fralda logo após a evacuação. Não usar laxante. Se tiver prisão de ventre, usar supositório de glicerina. Se houver eliminação de outro material (por ex. vermes ou parte destes), deve ser colocado em outro recipiente limpo.
  • COLETA DE ESCARRO
    A coleta deve ser feita preferencialmente pela manhã, antes da ingestão de alimentos sólidos ou líquidos. Deve-se colher o escarro, não a saliva. Inspirar profundamente e tossir procurando expectorar a quantidade máxima de secreção das vias aéreas baixas. Colher o escarro, através da tosse, de modo que o material venha “do peito” e não da garganta, diretamente em frasco estéril fornecido pelo laboratório. Tampá-lo imediatamente. Para pessoas com expectoração escassa, recomenda-se o aumento de ingestão líquida no dia anterior ao exame. O material deve ser entregue ao laboratório em até 2 horas.
  • EXAMES MICOLÓGICOS
    Couro cabeludo e pêlos - A coleta do material só poderá ser realizada antes do uso de qualquer medicamento oral ou tópico. Não usar creme nos cabelos pelo menos um dia antes do exame. Pele - Recomenda-se que não se coloque medicamentos ou qualquer tipo de creme nas lesões. Se o paciente estiver em uso de medicamentos, a coleta só poderá ser efetuada após uma semana sem eles. Nas lesões do pé, o paciente deve usar meias e sapatos antes da coleta do material. Unhas - Devem estar limpas e sem esmaltes. Não usar cremes nas mãos ou nos pés nos dias anteriores ao da coleta.
  • SECREÇÃO DE OROFARINGE
    A coleta deverá ser feita preferencialmente pela manhã, antes de escovar os dentes e de ingerir alimentos líquidos ou sólidos. Não fazer uso de antibióticos antes de realizar a coleta.
  • CLEARANCE DE CREATININA
    Colher toda urina de 24 horas em recipientes limpos, começando pela segunda urina do dia até a primeira do dia seguinte. A urina deve ser mantida na geladeira até ser entregue ao laboratório. Reservar um pouco da última urina e colocar em recipiente separado, caso haja necessidade de realizar sumário de urina. O paciente deve levar a amostra em jejum até o laboratório e informar o peso e a altura.
  • SANGUE OCULTO
    O paciente não pode ingerir carne, ovos, legumes coloridos, beterraba, espinafre e banana durante 3 dias (estes alimentos podem dar resultados falsos). No quarto dia, deve-se manter a dieta, colher uma amostra de fezes em coletor apropriado e enviar ao laboratório.Não colher fezes caso haja sangramento local. As mulheres não devem fazer este exame durante a menstruação. Se houver suspeitas de sangramento, devem ser examinadas pelo menos 3 amostras de fezes.
  • PSA
    O paciente deve: Após ultra-som Trans-retal, aguardar 24 horas; após exercícios pesados, aguardar 24 horas; abstinência sexual de 3 dias; após toque retal, aguardar 2 dias; após biópsia de próstata, aguardar 4 semanas após massagem na próstata, aguardar 4 semanas.
  • COLETA PARA PESQUISA DE CHLAMYDIA
    Abstinência sexual de 3 dias. A paciente não deve estar menstruada. Não efetuar exame de toque. Não fazer assepsia prévia.
  • COLETA DE URINA POR MEIO DE SACO (para criança)
    Fazer a higiene da região genital com água e sabão e não usar anti-sépticos. Nos meninos, retrair o prepúcio e lavar bem. Nas meninas, limpar sempre de cima para baixo, trocando a compressa sempre que voltar ao local onde iniciou a limpeza. Enxugar com toalha limpa ou gaze. COLETA: Retirar o papel que recobre a parte adesiva e fixar o orifício do saco coletor. Assim que a criança urinar no saco, deve-se fechá-lo colando as bordas do orifício e verificar se está bem vedado.A urina deve ser mantida em geladeira até ser levada ao laboratório.
  • URINA DE 12 HORAS
    Desprezar a primeira urina do dia e marcar o horário. Daí em diante, recolher todas as micções durante 12 horas. Toda urina recolhida deve ser conservada em geladeira e entregue ao laboratório após a última coleta.Identificar o recipiente com o nome completo, peso e altura do paciente.
  • URINA DO PRIMEIRO JATO
    É recomendável que a coleta seja feita no laboratório. Não sendo possível, o paciente deve lavar as mãos e a região genital com água e sabão e não usar anti- sépticos. Enxugar com gaze ou toalha limpa. Colher o primeiro jato da primeira urina da manhã e desprezar o restante da micção. Tampar o recipiente imediatamente após a coleta. Esta urina não pode ser colocada na geladeira e deve ser enviada ao laboratório em, no máximo, 20 minutos.

Preencha com atenção

Tipo de acesso

Paciente Outros

Protocolo

Cod. Acesso

Dúvidas frequentes

  • Remédios interferem em exames laboratoriais?
    Alguns, sim. Portanto, quaisquer que sejam os remédios que esteja tomando, avise o atendente antes do exame. Caso um deles interfira, você terá que conversar com o seu médico sobre a possibilidade de suspendê-lo por alguns dias. Se a interrupção não for possível, esse dado terá que ser levado em conta na avaliação do resultado.
  • Porque quando se tira sangue para exame, às vezes o local fica roxo?
    O hematoma é causado pelo extravasamento de sangue. Pode ocorrer quando há algum acidente na coleta, quando as veias são muito finas, se houver compressão inadequada do local puncionado, ou por efeito de aspirina ou outro medicamento. Normalmente some em 2 semanas (ou menos com o uso de compressas quente)
  • Exames têm que ser feitos sempre de manhã?
    Não. Desde que os cuidados prévios (jejum e atividade física, por exemplo) sejam observados quase todos podem ser colhidos inclusive à tarde. Raros (cortisol, ferro, ACTH) variam durante o dia e precisam ser colhidos em determinado horário.
  • Exame de sangue tem que ser sempre em jejum?
    Nem todos. Hemograma, por exemplo, dispensa o jejum. Glicose geralmente precisa de 8 horas sem alimentação. Para lipidograma e triglicérideos é indispensável no mínimo 12 horas (e no máximo 16 horas) sem alimentação. Sempre nos pergunte, é nossa obrigação informá-lo.
  • Água quebra o jejum?
    Não. Mas em excesso interfere nos exames de urina. Importante: alimentos líquidos (como leite, café mesmo com adoçante) quebram o jejum
  • Como alimentar-se para os resultados de triglicérideos serem confiáveis?
    Você deve manter a sua dieta habitual (não mudar a alimentação) nos 15 dias que antecedem os exames. É fundamental jejum de 12 a 16 horas para a coleta do sangue.
  • A alimentação dos dias anteriores interfere?
    Sim, principalmente nos triglicérideos, que fazem parte do lipidograma. Por exemplo, uma dieta rígida na véspera poderá "normalizar" os triglicerídeos de quem os tenha alto, e uma feijoada na véspera resultará em altos níveis de triglicerídeos. É indispensável que nos 15 dias que antecedem o exame a alimentação habitual não seja mudada.
  • Bebida alcoólica pode alterar resultado de exame?
    Sim, principalmente gama GT, triglicérideos e colesterol. Uma dose de uísque, uma cerveja ou um copo de vinho na véspera é suficiente para invalidar os resultados. Deve-se passar pelo menos 3 dias sem ingerir álcool antes de realizar exames de sangue.
  • Esforço físico feito horas antes atrapalha os exames laboratoriais?
    Sim, principalmente glicose, lipidograma e dosagens hormonais (principalmente prolactina). Como os valores normais foram estabelecidos para condições bem definidas (basais) fica difícil, talvez impossível, interpretar os resultados.
  • Mulher menstruada pode fazer exame de sangue?
    Sim, qualquer um deles. Porém, diversos hormônios e algumas proteínas séricas variam durante o ciclo menstrual. Portanto, é fundamental que o médico saiba em que período do ciclo o seu exame foi realizado.
  • Menstruação interfere nos exames?
    Sim, por exemplo, no de urina. Por isso o ideal é fazê-lo fora do período menstrual. Mas, se for urgente, a urina pode ser colhida, adotando-se dois cuidados: assepsia na hora do exame e o uso de tampão vaginal, para o sangue menstrual não se misturar à urina.
  • Pode-se fazer exame de sangue gripado, resfriado ou com febre?
    Claro. Alguns exames, aliás, são solicitados exatamente porque a pessoa está com febre. A intenção é verificar se alguma infecção é a responsável. Porém, em algumas circunstâncias, a doença responsável pela febre pode interferir nos exames destinados a avaliar aspectos metabólicos e imunológicos. Por cautela, conseqüentemente, consulte o seu médico ou o laboratório antes de fazer o exame.
  • Fumar interfere no exame?
    Sim. Se forem testes de agregação plaquetária, curva glicêmica ou exame ergométrico. Nesses casos, não fume no dia do exame.
  • Há alguma incompatibilidade entre as vitaminas e os exames laboratoriais?
    Sim, pois elas também atrapalham certos exames. Por exemplo, a vitamina C altera o de creatinina. Já a vitamina E interfere nos testes de agregação plaquetária.
  • Aspirina interfere?
    Com certeza. Aspirina é o nome popular do ácido acetilsalicílico. Ela está presente em muitos analgésicos e antitérmicos, tais como AAS, Buferin, Doril, Melhoral, Aspirina Forte, Cibalena, Doloxene-A e Aspirina C. Mas também em antiácidos (Alka-Seltzer e Engov), onde está associada a outras substâncias farmacológicas. Por isso, guarde bem: todos os remédios com ácido acetilsalicílico interferem nos exames de coagulação do sangue. Em altas doses, podem diminuir os valores totais de tiroxina ou T4, um dos hormônios da tiróide.
  • Dipirona (Novalgina) interfere?
    Sim, principalmente na dosagem da creatinina (utilizado para avaliação da função renal).
  • A urina precisa ser a primeira da manhã?
    Não. Pode ser colhida em qualquer horário, salvo instrução especial. Sempre que possível fique pelo menos 4 horas sem urinar antes de colher a amostra para exame. Utilize sempre frasco confiável (fornecido somente pelo Laboratório São Luiz ). Envie com urgência (material perecível) e com cuidados especiais . Para exames comuns (EAS- elementos anormais e sedimentoscopia- e cultura, contagem de colônias e antibiograma (necessita ser colhido em frasco estéril) é preciso colher no meio da micção (não aproveitar o jato inicial); para outros exames a amostra poderá ser diferente. Economize seu tempo: telefone para obter instruções completas.
  • Cremes e óvulos vaginais interferem no exame de urina?
    Não, mas para não misturar esses medicamentos na amostra introduza um tampão vaginal e faça assepsia antes de colher a urina.

Laboratório São Luiz

Rua Juscelino K. de Oliveira, 1.360, Nova Andradina - MS (atendimento@laboratoriosaoluizms.com.br)